Como controlar a ansiedade

Você sofre com ansiedade?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior índice de pessoas com algum tipo de transtorno de ansiedade e as mulheres são as que mais sofrem com isso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, se não tivermos um certo controle, pode atrapalhar a nossa vida. Hoje vamos falar sobre: O que é ansiedade? O que causa? Como ansiedade afeta o corpo? Quais os sintomas de ansiedade? O que fazer numa crise? Como controlar a ansiedade?


A ansiedade é considerada uma emoção normal quando surge em momentos em que enfrentamos situações que podem nos provocar medo, dúvida ou alguma expectativa diante dos fatos. Embora a ansiedade não seja muito agradável, ela pode te impulsionar para certas coisas. Por exemplo: ficar ansioso para fazer a prova de um concurso pode te levar a estudar mais, porém se a ansiedade for muito forte, pode acabar te paralisando.

De 0 a 10, qual o seu nível de ansiedade hoje?



“Quando tudo ao meu redor está indo rápido demais, eu paro e me pergunto: O mundo está agitado, ou será a minha mente?” 📚As coisas que você só lê quando você desacelera

Podemos dizer que a ansiedade aparece quando fazemos uma projeção do futuro na mente. Vou explicar melhor: De forma inconsciente e automática, a sua mente faz uma viagem para o futuro e lá ela pode se deparar com cenas boas ou cenas ruins. Se as imagens mentais que você criar na sua cabeça forem cenas de um filme de suspense, terror, violência, incertezas… O corpo libera um hormônio chamado cortisol e entra em um estado de “luta ou fuga”. O cérebro entende aquilo como uma ameaça, por isso o coração acelera e o corpo todo começa a reagir como se estivesse em perigo. Porém se as cenas que você vê são de esperança, conquistas, vitórias e certezas… O seu corpo libera outros tipos de hormônio e a sua reação será diferente. Percebe? É importante ressaltar que medo e ansiedade são coisas diferentes:


O medo é uma emoção negativa diante de uma ameaça percebida no momento presente. Já a ansiedade, também é uma emoção negativa, porém diante da percepção de risco de uma situação futura.

O que causa ansiedade?

Existem diversas causas que sozinhas ou combinadas podem levar à ansiedade, como traumas, estresse, genética, fatores hormonais, procrastinação, sentir culpa e até depressão. O excesso de preocupação é uma coisa que pode agravar a doença.


Os gatilhos de ansiedade, ou seja, aquilo que desencadeia uma crise, podem variar de pessoa para pessoa. Por isso é muito importante praticar a auto observação, a fim de entender quais são esses gatilhos. Quem tem ansiedade deve: 🔴 Evitar o consumo de café, energéticos e álcool

🔴 Não passar muito tempo nas redes sociais

🔴 Não fumar

“Quanto tiver uma sensação desagradável , não se prenda a ela nem fique remoendo. Em vez disso, deixe-a em paz, para que possa fluir. A onda de emoção vai recuar naturalmente se você não alimentá-la pensando nela sem parar”. 📚As coisas que você só lê quando você desacelera

Como a ansiedade afeta o corpo?


A crise de ansiedade é uma situação que causa grande sensação de angústia, nervosismo e insegurança. Os principais sintomas são:

🔴 Taquicardia (coração acelerado)

🔴 Dores de cabeça

🔴 Dor de barriga

🔴 Suor excessivo

🔴 Tremores

🔴 Dor no peito

🔴 Garganta fechada

🔴 Tontura

🔴 Falta de ar

🔴 Insônia É importante falar que os sintomas não ocorrem todos ao mesmo tempo, algumas pessoas vão sentir um ou outro efeito mais forte.

O que fazer durante uma crise de ansiedade?

Normalmente uma crise de ansiedade pode durar entre 15 min a 40 min.. Existem algumas técnicas que podem ajudar a controlar ou evitar crises. Quando bater a crise, lembre-se disso: O mais importante é focar na sua respiração.

A falta de ar, faz com que a sensação de desespero aumente, é como se você estivesse preso no seu próprio corpo e para se libertar, precisa respirar conscientemente ok ? Faça com que o ar entre e saia lenta e profundamente pelas narinas.

Desvie a atenção do que pode estar causando a crise.

Traga à memória alguma coisa que te deixa relaxada.

Busque sons e texturas que possam lhe acalmar, ouça músicas relaxantes e passe a mão em algum tecido que você goste.


Solte a musculatura do corpo, alongue-se e respire... respire... Saiba que toda crise é passageira! E se têm sido frequentes, procure ajuda profissional.

Como controlar a ansiedade

Como é a sua vida hoje? Como é a sua rotina? A ansiedade pode piorar se o indivíduo tem hábitos ruins e uma vida desorganizada. Convém adotar hábitos mais saudáveis para controlar o nível de ansiedade: ❤️ Faça atividade física diariamente

❤️ Tome um Chá de Camomila ao longo do dia ou antes de dormir. Esse é um excelente chá para ansiedade.

❤️ Use óleo essencial de lavanda em um aromatizador de ar

❤️ Pratique a respiração consciente

❤️ Pratique meditação todos os dias por pelo menos 10 minutos

❤️ Desligue telas, tvs e celulares pelo menos 1h antes de dormir

❤️ Tenha uma alimentação saudável ❤️ Estude sobre gestão do tempo

Ansiedade atrapalha a vida?

Veja bem, estamos falando de uma reação natural do nosso corpo. O problema surge quando a ansiedade é muito intensa, aí sim pode atrapalhar a vida pessoal, profissional, conturbar relacionamentos e até destruir sonhos. Pensar no futuro é importante, mas pensar demais faz você perder o momento presente. E com isso, a angústia só aumenta… Aprenda a gerenciar essa emoção. Aprenda a controlar a sua mente.

"Não andeis ansioso pela vossa vida, quanto a que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo, quanto que haveis de vestir. (Mt.6 25-34)


Por fim..


Eu sofri com ansiedade durante anos.

Aquela sensação de angústia no peito, vivia comigo diariamente. Até que um dia eu resolvi que não queria mais ficar daquele jeito. A minha mente vivia no futuro ou então no passado, era difícil focar no presente. E eu posso te dizer que não tem nada pior do que você perceber que o tempo passou, mas você perdeu coisas importantes porque não estava de fato, presente. Enquanto a mente divaga, a vida atrasa! Fui fazer terapia, busquei autoconhecimento, mudei meus hábitos, aprendi técnicas para controlar a mente, aprendi a respirar corretamente e o principal, criei um relacionamento com Deus. Ele acalma meu coração.


É sobre isso, acalmar a mente e descansar o coração.


Quero saber da sua história também , me conta aqui nos comentários?

Com amor, AM.


Clique na imagem para comprar o livro E comece a desacelerar hoje mesmo!